Programa de

Turismo de Base Comunitária

Promover assessoria técnica para as iniciativas de turismo de base comunitária (TBC), bem como realizar pesquisas para apoiar o manejo da atividade, é a proposta do Programa de Turismo de Base Comunitária do Instituto Mamirauá. Desde 1998, o Instituto Mamirauá assessora comunidades locais para a prestação de serviços turísticos na Pousada Uacari, que é uma das iniciativas desse programa. Com a finalização da infraestrutura em 2001 e consolidação da iniciativa, a Pousada Uacari passou a ganhar uma visibilidade no cenário turístico nacional e internacional, deixando a sua parcela de contribuição ao segmento e contribuindo para promover ações de sustentabilidade na região.

Rafael Forte
Rafael Forte
Rafael Forte

Fale com o programa!

Objetivos

  • Contribuir para a conservação dos recursos naturais;
  • Promover o desenvolvimento econômico e social das comunidades envolvidas;
  • Promover o empoderamento local;
  • Disseminar a experiência de turismo da Reserva Mamirauá; 
  • Assessorar iniciativas de turismo de base comunitária;
  • Contribuir com geração de conhecimento sobre a criação, desenvolvimento, operação e monitoramento de empreendimentos de turismo de base comunitária;
  • Influenciar políticas públicas e melhoria do Turismo de Base Comunitária no Brasil.

Linhas de Atuação

  •  

    Pesquisa e Monitoramento

    A fim de gerar conhecimento técnico-científico para contribuir ao desenvolvimento da atividade de turismo de base comunitária, o programa vem desenvolvendo atividades de pesquisa e monitoramento em temáticas distintas. Entre elas, tecnologias de saneamento, avaliação de impactos ambientais, estudos de viabilidade e planejamento turístico, monitoramento ambiental e socioeconômico. Estas pesquisas são desenvolvidas nos nossos laboratórios naturais - as Reservas - e disseminadas em periódicos e eventos científicos.

  •  

    Apoio ao Desenvolvimento

    de iniciativas de turismo de base comunitária


    1 - Pousada Uacari: a pousada é um dos projetos de TBC pioneiros no Brasil. Sua preocupação central é trabalhar a autonomia das comunidades na gestão da atividade, gerando emprego e renda, fortalecendo a governança local e contribuindo para a conservação dos recursos naturais. Um dos pontos fundamentais é trabalhar para a transferência de gestão do empreendimento para as comunidades locais. Os moradores envolvidos na atividade de TBC são afiliados a uma associação local (AAGEMAM) e trabalham em sistema de rodízio, aproximadamente doze dias por mês. Cada hóspede da Pousada Uacari contribui com a “Taxa de Apoio Socioambiental”, cobrada na própria tarifa da Pousada. Este valor é destinado ao financiamento de projetos comunitários na Reserva Mamirauá e à vigilância ambiental da área. Assim, o visitante colabora com a compra de barcos, construção de centros comunitários, rádio de comunicação, entre outros.

    2 - Qualificação profissional: o programa investe na capacitação dos comunitários com o objetivo de que estes avancem rumo à autonomia na gestão da atividade. Um grande número de moradores locais já foi capacitado para o desempenho de serviços ecoturísticos e, atualmente, vários deles ministram capacitações para outros comunitários que desejam se iniciar profissionalmente na atividade. 

    3 – Disseminação e articulação: o programa também apoia iniciativas fora do raio de ação do Instituto Mamirauá através de cursos, treinamentos, atividades de intercâmbio e assessoria em turismo. Desde 2010, o programa realiza um curso de formação de multiplicadores de TBC, com o intuito de disseminar a sua experiência, contribuindo para o desenvolvimento dessas iniciativas a outras regiões da Amazônia.

Resultados

  • A consolidação do Programa de Turismo de Base Comunitária tem contribuído para o estabelecimento de uma alternativa econômica, aumentando a renda familiar local, e colaborando para o fortalecimento da organização comunitária;
  • O modelo de gestão compartilhada implantado busca transferir, de forma gradual, habilidades técnico-gerenciais às comunidades a fim de que estas assumam paulatinamente a gestão do empreendimento;
  • Os sistemas de monitoramentos ambiental, socioeconômico e operacional implantados visam acompanhar o desempenho da atividade e garantir que os princípios de sustentabilidade sejam seguidos;
  • Em 2003, a Pousada Uacari recebeu da revista estadunidense Cond Nast Traveler o reconhecimento de melhor destino de ecoturismo do mundo. No mesmo ano, a Smithsonian e a Associação dos Operadores Turísticos dos Estados Unidos outorgaram um prêmio de turismo sustentável à iniciativa. Mais recentemente foi considerada um dos melhores destinos do Brasil, segundo a National Geographic Traveler (2011), finalista do World Tourism Awards na categoria “Redução de Pobreza” (2015), vencedor como melhor meio de hospedagem do Brasil e TOP Sustentabilidade pela BRAZTOA (2015) e foi um dos três finalistas na categoria “Comunidade” do prêmio do World Travel and Tourism Council (2018).

Fonte: Programa de Turismo de Base Comunitária

Funders

Receive the news in your e-mail: