Research Program

Caiman Conservation and Management

The Caiman Conservation and Management Research Program seeks to obtain biological and ecological information on four Amazonian alligator species Melanosuchus niger (jacaré-açu), Caiman crocodilus (jacaretinga), Paleosuchus palpebrosus (jacaré-paguá) and Paleosuchus trigonatus (smooth-fronted caiman, crocodile). Data support conservation and local sustainable management strategies in the Mamirauá and Amanã Sustainable Development Reserves. 

Saiba mais sobre algumas das espécies estudadas pelo programa:

Jacaretinga
Nome científico: Caiman crocodilus
Características gerais: O Jacaretinga é provavelmente o jacaré mais bem adaptado à vida em locais modificados e criados pelo homem (poços, lagos de hidrelétricas). Os machos atingem os 2,5 metros, já as fêmeas não ultrapassam o 1,6 metro. Seu nome comum, jacaré de óculos, deriva de uma ossificação (crista infra-orbital) entre a fronte e os olhos, semelhante a uma costura, que lembra um óculos.
Ocorrência: Sua distribuição geográfica é bastante ampla, se estende desde o sul do México ao norte da Argentina.

Jacaré-açu
Nome científico: Melanosuchus niger
Características gerais: É o maior predador aquático da América Latina. Os machos podem ultrapassar os 5 metros, enquanto as fêmeas chegam a alcançar 3 metros de comprimento total. Os olhos e narinas são grandes e os permite ficar semi-submersos.
Ocorrência: rios e lagos da Bacia Amazônica.

© Marcelo Ismar Santana

Pesquisa para conservar

Para entender melhor e pensar na conservação da espécie em ambientes alagáveis da Amazônia, o Instituto Mamirauá realiza capturas científicas de jacarés-açu. Na Reserva Mamirauá, as capturas científicas ocorrem em diferentes épocas do ano, desde 2004. As capturas têm como objetivo a obtenção de dados que permitam avaliar, a longo prazo, a estrutura das populações de jacaré-açu da Reserva Mamirauá.

Leonardo Lopes

Funders

Receive the news in your e-mail: