Diretoria de Manejo de Desenvolvimento

Centro Vocacional Tecnológico

O Instituto Mamirauá inaugurou, em 2014, o primeiro Centro Vocacional Tecnológico do estado do Amazonas, em sua sede no município de Tefé. O projeto tem como foco a capacitação e o aperfeiçoamento técnico de jovens produtores rurais que atuam em sistemas ligados aos recursos naturais da Amazônia. Ainda em 2013, cerca de 30 vagas foram disponibilizadas para esses usuários que participaram de um processo de seleção.

O projeto foi concebido para ser desenvolvido em módulos. No primeiro ano, esses módulos foram intercalados com aulas formais, em temáticas que foram da legislação ao português, e atividades de campo, acompanhando técnicos e pesquisadores do Instituto Mamirauá. No segundo ano, o grupo utilizará a experiência daquelas aulas, oficinas e atividades de campo para levar adiante projetos desenvolvidos em parceria com suas comunidades e associações.

Ligado à Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) são unidades de ensino e de profissionalização. São voltados para a difusão do acesso ao conhecimento científico e tecnológico, conhecimentos práticos na área de serviços técnicos, além da transferência de conhecimentos tecnológicos na área de processo produtivo.

Bernardo Oliveira

Funders

Receive the news in your e-mail: